QUADROS DE BIKE DOWNHILL
O QUADRO DE DOWNHILL PARA A SUA BIKE DOS SONHOS!
Você precisa de algo mais perfeito do que uma bike otimizada para descer uma pista animal? Lembre-se downhiller, um quadro de qualidade está em qualquer bike de desempenho, então se você está projetando uma construção personalizada ou atualizando uma máquina, se ligue no material que preparamos pra você!
A Outline oferece uma grande variedade de modelos, os quadros da Gios e Hupi são perfeitos para criar uma obra de arte total que define seus próprios padrões em termos de exclusividade, adaptação e desempenho. Mas antes de comprar um quadro de bike, se não quiser se estressar que uma peça não encaixa no quadro, você deve pensar sobre o material, os componentes que serão usados, o tamanho do quadro, bem como os padrões e as dimensões de montagem do quadro.
O quadro é a peça fundamental e o elemento básico de uma bike. É claro que nem todos os componentes podem ser combinados com todos os modelos de quadros, portanto, você não deve fazer essas escolhas sozinho sem o conhecimento técnico necessário. Por isso teremos o maior prazer em ajudar e responder dúvidas sobre modelos, compatibilidade e o tamanho de moldura correto.
Pensando nisso, e para você entender um pouco mais dos quadros, a equipe da Outline separou para você as principais características para te ajudar nessa escolha:
QUAL MATERIAL DO QUADRO DEVO ESCOLHER?
Um dos critérios mais importantes ao comprar um quadro de bike para Downhill é a escolha do material de composição. Um quadro de carbono é bem diferente de um quadro de alumínio em termos de aparência e características de condução. Cada material tem vantagens e desvantagens. É por isso que, o que mais importa, é quais características você mais valoriza em particular.
O peso é uma prioridade? Quanto dinheiro você pode gastar? Quanto tempo você quer que dure, 10 anos? Ou você vai substituí-lo depois de uma ou duas temporadas? Você está planejando comprar uma bicicleta de uma grande marca em sua loja local? As respostas a todas essas perguntas farão parte da sua matriz de tomada de decisão. Se, por exemplo, você é um piloto de downhill sem muito dinheiro para investir, um quadro de alumínio provavelmente faz mais sentido, pois são relativamente leves, rígidos e acessíveis.
A fibra de carbono atende às mesmas necessidades de desempenho (e geralmente faz um trabalho melhor para absorver o ruído da pista), mas é mais cara.
Não existe um material perfeito, todos os componentes da bike tem algumas características boas e outras ruins. E é por isso que é importante entender suas várias propriedades. Então bora entender mais das composições:
QUADROS DE ALUMÍNIO
Esse é o material de quadro de bike mais comum, o alumínio é conhecido por ser resistente à corrosão, bastante leve (embora normalmente não tão leve quanto a fibra de carbono) e ter uma alta relação resistência-peso. Também é extremamente acessível, o que o torna uma escolha popular para os Downhillers na relação custo-benefício.
A durabilidade é outro fator importante, o alumínio pode aguentar um impacto de uma rocha do tamanho de uma bola de beisebol no tubo inferior e ficar tudo bem, diferente do carbono que provavelmente seria comprometido nesse mesmo impacto. Com a nossa experiência em bikes de Downhill aqui no Brasil, indicamos fortemente o quadro de alumínio por vários fatores - é um material que tem um custo baixo e ao mesmo tempo extremamente eficiênte - é tipicamente rígido e ágil, o que é perfeito para descidas porque acelera rapidamente e oferece manuseio rápido.
A desvantagem é que a rigidez geralmente significa uma qualidade de conforto na condução mais comprometida porque não absorve tanto as vibrações da pista, o que pode ser um problema conforme o tempo que você fica na bike.
QUADROS DE CARBONO
A fibra de carbono utilizada em quadros foi desenvolvida para absorver vibrações. A fibra de carbono é um composto de folhas de carbono que são unidas em um molde usando resina. A principal vantagem do material é que, com uma determinada rigidez, a fibra de carbono é significativamente mais leve que o alumínio. Essa densidade mais baixa também significa que os quadros de carbono tenham um trabalho melhor de absorção (em vez de transmitir) a vibração da pista, o que significa mais conforto na hora da descida.
E a fibra de carbono pode ser produzida em formas complexas, dando aos fabricantes de bicicletas uma maior latitude de design criativo. Isso é especialmente útil ao tentar maximizar a eficiência aerodinâmica de um quadro. Com o carbono, você pode criar formas que simplesmente não são possíveis com outros materiais de quadro, ao variar o alinhamento das fibras individuais, os fabricantes de bicicletas podem projetar diferentes níveis de rigidez em diversas áreas da bicicleta, dependendo da necessidade.
Por exemplo, você pode tornar as áreas de alto estresse, como o head-tube, mais rígidas, mas permitir mais flexibilidade, inclusive nos apoios dos selins, o que melhora o conforto.
Mas essa customização criativa tem um preço, os quadros de fibra de carbono são normalmente os mais caros. Essas armações também são mais propensas a fraturas do que o metal e, quando isso acontece, o carbono se torna frágil e, portanto, impróprio para andar.
QUAL TAMANHO DO QUADRO ESCOLHER?
O quadro possui vários tamanhos classificados em letras: S, M, L, XL e XXL dependendo da sua preferência. Outra especificação é que existem quadros diferentes de acordo com o tamanho do aro da sua bike 26”, 27,5” e 29”;
Aqui na Outline Downhill Shop oferecemos uma grande variedade de produtos o que facilita a escolha do quadro da bike, permitindo aos downhilleiros de plantão as suas escolhas que fazem a diferença como tamanho, leveza, qualidade e performance.
E QUANTO ÀS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ENCAIXE DOS OUTROS COMPONENTES?
Ao escolher o quadro da sua bike de Downhill, você deve estar ciente de que existem padrões e dimensões de montagem diferentes. Por exemplo, um quadro definido para freios v-break não pode ser convertido em freios a disco.
Da mesma forma, a escolha do pedivela e da largura do pneu afeta as especificações do quadro. Portanto, antes de comprar um quadro de bike para Downhill ou Enduro, você deve prestar atenção ao seguinte:
EIXO PADRÃO E A LARGURA DE MONTAGEM
Até pouco tempo atrás, a maioria das bikes tinham dropouts abertos para eixos de liberação rápida (blocagem). Com a introdução dos freios a disco, dropouts fechados (eixo passante) de 10 e 12 mm. Podendo variar por exemplo entre 135mm, 142mm, 148mm. 150mm e até 157mm.
ROLAMENTOS INTERNOS - MONTAGEM DE SUPORTE INFERIOR
A maioria dos quadros ainda utiliza pedivelas integrados com eixos de 24mm (padrão comum principalmente da Shimano. Existem hoje no mercado, Movimentos centrais que conseguem adaptar os quadros com rosca 34.7mm para utilizarem pedivelas com eixo de 30mm, o famoso BB30, que teoricamente oferecem maior resistência e rigidez.
É preciso tomar cuidado na compra do pedivela principalmente pelos dois padrões de tamanho de eixo, sendo o 68-73mm e o 83mm, o que impossibilita utilizar pedivelas com o eixo de diferentes comprimentos.
CAIXA DE DIREÇÃO
Essa sem dúvidas é a parte mais fácil de acabar cometendo um erro, devido a quantidade de padrões diferentes e a falta de informação sobre os mesmos. Nas bikes rígidas, o padrão mais comum é o 44x44mm semi integrado, onde as duas bacias da caixa de direção tem 44mm. Podendo também ser 44x55 ou 44x56mm, no caso das direções cônicas (tapered).
As bikes Full Suspension geralmente utilizam outros padrões. As de DH costumam usar 49x49mm semi integrado, seguindo a mesma lógica das rígidas, porém com um diâmetro maior.
Podem também ser encontrados outros padrões, como os integrados, que não utilizam bacias de alumínio (os rolamentos vão diretamente no quadro, o que é bem comum em bikes de fibra de carbono), e o semi-integrados 49x56mm, e até mesmo 44x49mm, que muitas vezes fazem você ficar louco até encontrar a direção que precisa.
DIÂMETRO DO CANOTE E ABRAÇADEIRA
A abraçadeira do canote muitas vezes já vem junto com o quadro. Alguns fabricantes usam seu próprio design. Neste caso, a escolha do canote de selim fica limitada ao fabricante do quadro.
GUIA DE CORRENTE
Para que a sua corrente não salte da coroa logo depois de você cair na recepção de um gap, tenha consciência no momento de comprar o quadro que é necessário que haja compatibilidade entre os dois componentes.
Existem vários padrões de guias de corrente, sendo os mais comuns o ISCG 03 e ICSG 05.
A diferença entre eles é basicamente a distância entre as 3 furações que prendem ele diretamente ao quadro. É importante se atentar ao padrão do seu quadro, pois o guia de corrente ISCG 03 e 05 não tem compatibilidade entre si, portanto é preciso escolher o modelo correto.
Há também os quadros que não tem suporte para guia de corrente, nesse caso você precisará de um adaptador para ISCG 03 ou 05, que permite você instalar o guia diretamente no movimento central do quadro.
Os guias de corrente ISCG 05 são mais recentes, os mais utilizados nas bikes de downhill atualmente, porém ainda são encontrados os quadros com guia de corrente ISCG 03, mais comum nas bikes rígidas.
CABOS INTERNOS
Outro ponto importante é que existem quadros com cabos internos, é um detalhe pequeno, mas que faz toda a diferença no visual e estilo da sua bike.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLHA DO QUADRO DE DOWNHILL
É meu amigo downhilleiro, tenho duas noticias pra você, uma boa e uma ruim…
Vamos começar logo com a notícia ruim, realmente a escolha de um quadro de downhill pode ser mais complicado do que parece, mas não se preocupe.
Porque a notícia boa é que a equipe da Outline está aqui pra te ajudar, fale agora mesmo conosco que estamos a disposição para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a fazer a melhor escolha!