GUIA PARA ESCOLHER O ARO CERTO
Atualizar as rodas de sua Mtb pode transformar a maneira como você anda de bike, é uma das formas mais fáceis de melhorar consideravelmente o seu desempenho gastando pouco. A roda influencia diretamente na aderência em curvas e no conforto na pilotagem.
O Aro, portanto, é um dos componentes essenciais da sua bike. Para corridas de Downhill (DH), que é o nosso caso, os aros devem ser fortes e largos o suficiente para suportar impactos consideráveis sem dobrar.
Com mais opções do que nunca, entre aros de alumínio, carbono, em diferentes larguras, profundidades, compatibilidade de pneus tubeless, tubular, clincher, freios a disco, transmissões e raios. Encontrar um Aro certo para comprar nem sempre é fácil.
Mas não se preocupe! A Outline preparou uma lista de informações para ajudá-lo a encontrar e comprar o melhor aro para sua bike dentro do seu orçamento.
TIPOS DE ARO
Qual aro de MTB é certo para você?
Depende, o tipo de aro que você escolher deve ser compatível com o tipo de modalidade que você curte - um conjunto leve de aros de corrida XC simplesmente não consegue suportar o impacto causado por uma descida cheia de pedras e raízes, enquanto um par resistente de aros DH é trabalhoso demais para percorrer uma grande distância pedalando.
Aros mais leves significam menos peso rotacional, o que se traduz em melhor aceleração e velocidade - perfeito para modalidade speed. No entanto, as rodas para algumas modalidades de MTB - particularmente as corridas de downhill (DH), Enduro e Freeride requerem aros mais largos, fortes e resistentes.
Além disso, o surgimento de tecnologias como pneus sem câmara e freios a disco com vários modelos aumentou a diversidade de opções de componentes no universo Mtb.
Mas vamos por parte! Continue aqui que nós vamos entrar em cada tópico relevante para te ajudar a entender as principais características que você deve considerar.
TAMANHO DOS AROS
Os tamanhos padrões de aro para Downhill e Enduro são 26”, 27,5”, 29”;
Aro 26"
Considerado o pioneiro dos aros de MTB e o mais comum no Brasil. Por ser um modelo menor ele pode oferecer um pouco mais de agilidade, peso reduzido e aceleração, o que indica certa vantagem nas retomadas das curvas.
O tamanho do aro é inversamente proporcional a sua resistência, que por se tratar do menor modelo ele é também mais compacto e resistente.
O motivo de sua popularidade pode ser vários, dentre eles o fato de servir para um grande grupo de pessoas em relação ao tamanho e estatura, o seu custo também é relativamente mais baixo quando considerado a compatibilidade dos outros componentes da bike, um quadro e uma suspensão compatível com aro 26 é mais barato por exemplo.
O aro 26 pode ser mais leve, mais rígido e mais forte do que outros tamanhos. Mas apesar de suas vantagens e popularidade é observado cada vez menos o uso deste modelo em Pro Ride (Campeonatos Profissionais) devido a diferença de desempenho.
Em razão do seu tamanho menor, os aros 26 podem atingir pedras e objetos em um ângulo mais íngreme, podem cair em buracos com mais facilidade e perdem velocidade mais rapidamente do que rodas maiores em terrenos irregulares.
Mas como tudo é baseado em preferência, se você gosta de uma bike mais ágil, leve e curte fazer curvas mais fechadas com maior mobilidade então este tamanho é a escolha certa.
Aro 27.5"
Considerado como tamanho médio, o aro 27,5 se adapta bem à maioria dos pilotos e oferece um pouco dos dois mundos. Este modelo é ágil, leve e com boa aceleração assim como o 26" - com diferenças pequenas. Além da vantagem das suas características se aproximam do aro 29" também, ganhando em área de contato com o solo e em manter a velocidade.
Obviamente o aro 27.5 não acelera tão rápido quanto um 26, mas nunca encontramos uma trilha tão irregular que fizesse diferença. Em contrapartida não tem uma direção tão suave quanto o 29", mas novamente, não é uma diferença grande o suficiente.
A desvantagem é que as rodas de 27,5 polegadas não mantêm tanto impulso quanto as rodas de 29 polegadas. O diâmetro menor significa que eles não rolam sobre os obstáculos da trilha tão facilmente. Por essas razões, eles podem ser mais lentos em algumas pistas.
Se a sua preferência é o equilíbrio entre agilidade, aceleração e velocidade então este aro vai ser perfeito pra você!
Aro 29"
Andar com uma bike 29 proporciona maior confiança pois ela suaviza a trilha permitindo uma pilotagem mais relaxada. As bikes com rodas de diâmetro maior geralmente parecem mais estáveis, uma vez que, conta com uma área maior de contato com o chão, que gera estabilidade, aderência ao terreno e rolagem sobre obstáculos com menos esforço.
Sem dizer que ganham no quesito velocidade, o aro 29 ainda mantém a velocidade alta constante sem pedaladas de força e traciona bem em subidas complicadas.
No lado negativo, as rodas de 29 polegadas exigem mais esforço para acelerar, então as mudanças na velocidade são menos eficientes do que as de 27,5. Como as 29 têm mais impulso e geralmente têm distâncias entre eixos maiores para acomodar as rodas maiores, pode ser mais difícil manobrar.
Portanto uma bike com aro 29 tende a ter arrancadas lentas, mas assim que ela embala, haja freio para segurá-la. Quando se trata de estilo de pilotagem, para quem gosta de ir rápido, manter a velocidade e mais estabilidade, uma bicicleta com rodas de 29 polegadas é uma ótima opção.
Lembre-se de que essas são diretrizes básicas para ajudá-lo a começar e que toda regra tem as suas exceções.
LARGURA DO ARO
A largura interna do aro está se tornando uma métrica muito popular em MTB. Recentemente, tem surgido uma tendência para aros mais largos porque oferecem maior volume para o pneu e uma roda mais rígida, o que, por sua vez, oferece uma direção mais confortável, melhor controle da bike e menor resistência ao rolamento.
A largura interna é importante devido ao efeito que tem no volume do pneu. Larguras estreitas do aro interno podem diminuir a área de contato e reduzir a aderência, ao passo que larguras internas mais largas do aro fazem com que a área de contato fique achatada e aumente em tamanho, resultando em maior estabilidade.
Quando a questão é velocidade também, alguns resultados demonstram que aros mais largos são mais aerodinâmicos, isso ocorre porque um aro mais largo pode ajudar a formar um formato mais suave. Os aros largos permitem que a roda corte melhor o ar ao mesmo tempo em que cria mais volume de ar dentro do pneu, permitindo que você execute pressões mais baixas e melhorando o conforto ao pilotar.
É crucial diferenciar a largura do aro interno vs externo porque eles têm efeitos diferentes; a largura interna afetará como o pneu será “espalhado” ao longo do aro. A largura externa, embora um tanto dependente do tamanho interno, está mais intimamente relacionada à aerodinâmica.
Outro ponto importante é que aros muito largos deixam o pneu com espessura mais quadrada, alterando a posição correta dos cravos. Desta forma, os cravos laterais podem tocar o chão mesmo com a bike pouco inclinada, o que gera desgaste excessivo e problemas nas curvas.
Tendo isso em mente, é muito importante confirmar a recomendação do fabricante dos pneus e dos aros quanto a sua compatibilidade.
TIPOS DE PNEUS PARA USAR NO SEU ARO
Existem basicamente três tipos de pneus para bikes e cada tipo precisa de um aro específico.
Pneus Tubeless
Com certeza o ideal para o universo Downhill, a tecnologia de pneus tubeless é uma coisa importante no mountain bike há muito tempo.
Os pneus Tubeless não requerem câmara de ar - assim como o pneu de um carro. Em vez disso, os aros tubeless têm o seu formato interno com bordas que seguram o pneu quando ele está cheio de ar e selante. O selante deve ser utilizado em aros tubeless para vedar e proteger o pneu contra furos pequenos.
Ainda há os aros de bike chamados tubeless ready, que podem ser usados com câmara ou transformados em tubeless. Vale lembrar que os pneus para este tipo de aro devem ser próprios para este sistema. O tubeless oferece mais leveza à sua bike e deixa o pneu mais acomodado e melhora a tração dele.
Pneus Clincher
Este é o tipo de roda mais comum em bikes de passeio, ele tem em sua parte interna, bordas retas que seguram o pneu com arame quando a câmara está cheia. Aqui não há segredo, é só comprar o aro e montar o pneu e a câmara nele, encher e colocar na bike para rodar! Em termos de grana a manutenção é muito mais barata, onde você só precisa consertar e remendar a câmara quando fura.
Pneus tubulares
Este modelo é mais voltado para road, triatlo e de pista (velódromo) ele também não precisa de câmara, pois neste caso ele é colado direto na roda. Podendo atingir uma pressão bem maior que o clincher, sendo assim diminuindo a área de contato com o chão e consequentemente o arrasto. A manutenção já não é das mais fáceis e acessíveis, porém a troca de um pneu furado é muito mais rápida do que um pneu com câmara.
TIPO DE MATERIAIS DO ARO
As rodas modernas estão disponíveis em dois tipos de materiais comuns: fibra de carbono ou alumínio. A grande maioria das bikes de Downhill e Enduro possuem aros de alumínio, enquanto aros de fibra de carbono normalmente são usados em outras modalidades. Isso acontece porque os aros de alumínio são bastante versáteis, conseguindo atingir um peso razoável mas com muita resistência.
Para se produzir um aro de alumínio que seja leve e resistente ao mesmo tempo é usado uma liga específica, muitas vezes misturada ao aço e outros metais. Sem contar com a aplicação de folha dupla com a segunda camada dentro do aro, que por sua vez, garante a segurança de um pedal mais forte em pistas pesadas. Claro que existem aros de alumínio de folha simples, ainda resistente, mas nada comparado ao folha dupla.
Vale lembrar que em alguns modelos de aros de alumínio vem com ilhós, um tipo de rebite em que o raio e o niple é colocado. O ilhós ajuda a reforçar o apoio ao aro garantindo muito mais rigidez ao conjunto da roda, perfeito para fortes impactos.
Sem dizer que o alumínio ainda é muito resistente à corrosão e tem custo relativamente baixo em modelos de entrada, sem perder a segurança e rendimento. Sua manutenção também traz essa característica, servindo desde os usos recreativo e entusiasta ao amador e profissional.
RAIO DO ARO
Os raios prendem o cubo ao aro e quanto mais raios uma roda tem, mais a carga é distribuída e mais forte a roda deve ser, enquanto menos raios significa uma roda mais leve.
Para as modalidades que envolvem velocidade a quantidade de furos no aro fica na casa de 20 a 28 furos, já quando se trata das modalidades de Enduro, DH e FR os aros de 32 a 36 furos são os mais comum, obviamente tem aros com uma maior furação, neste caso pode ser uma boa opção para quem curte saltar no asfalto ou concreto.
Normalmente, um raio é feito de um pedaço de fio de aço inoxidável que foi forjado e depois adicionado um fio. Algumas rodas mais sofisticadas também podem apresentar raios feitos de alumínio, fibra de carbono ou mesmo titânio.
Quando se trata de uma construção de roda de qualidade, a tensão correta dos raios é crítica. Se os raios ficarem frouxos demais, os raios podem se desenrolar, e a flexão constante acabará levando a raios quebrados ou bordas rachadas. Quando muito apertado, há um risco de rachadura no aro, no ponto de fixação do raio ou alguma falha do niple.
Um ponto muito importante ao comprar o seu aro é se certificar que o número de furos do seu aro é compatível com a quantidade de furação no cubo. Recomendamos fortemente que você monte a sua roda inteira deixando por último a compra dos raios para evitar qualquer problema de compatibilidade, os raios possuem uma diversidade enorme de modelos, tamanhos e espessuras.
E aí? O que achou das dicas? Esperamos que você possa fazer a escolha certa!
Lembre-se que a Outline está sempre disponível para retirar as suas dúvidas, então se ainda está com alguma, entre em contato conosco que teremos o prazer em te ajudar!